26/10/2021
O Brasil participa da ANPIC, o mais importante evento de fornecedores dos setores Couro-Calçados, Couro, Automotivo e Móveis do México.
A
feira será realizada em León, Guanajuato, de 20 a 22 de outubro e terá uma
delegação de empresas brasileiras do setor de couro, calçados e marroquinaria.
Empresas
brasileiras do setor de componentes para calçados participam da ANPIC,
principal feira de calçados e acessórios da América, que ocorre de 20 a 22 de
outubro na cidade de León, no México. Atualmente, o setor brasileiro de
componentes para calçados é a principal referência na América Latina em
materiais para calçados, carteiras e acessórios. Além disso, é um importante
fornecedor de produtos com design e inovação para a cadeia de moda latino-americana.
São motivos que ilustram a importância da participação do Brasil nesta feira do
México.
“Tivemos
um crescimento significativo e ótimos negócios, a aproximação com o México
favorece o mercado dos dois países e empresas, ganhando assim mais competitividade
frente ao contexto que vivemos na competição dos mercados asiáticos”, afirma
Luiz Ribas Cruz, diretor de Internacionalização da Assintecal. Durante 2021, as
empresas mexicanas compraram do Brasil US$ 10.459.491,00, uma taxa de
crescimento de 34,7% em relação a 2020, em produtos para calçados técnicos e de
moda, químicos para calçados, máquinas, artigos de couro e têxteis para
calçados.
A ANPIC é
considerada a maior plataforma de negócios do México e da região para os
setores de calçados, couro e manufatura. Entre as empresas participantes do
evento estarão OTB, KILLING ADESIVOS, POLAKO MATRIZES, ALTERO E FORMELLO FORMAS
que apresentarão produtos como acessórios, acessórios, adesivos, formas e
matrizes para calçados. A participação de empresas brasileiras ocorre por meio
do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, iniciativa de
incentivo às exportações promovida pela Associação Brasileira das Empresas de
Couro, Calçados e Componentes para a Fabricação (Assintecal) e Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Mercado
mexicano
O México
foi o segundo maior fabricante de calçados da América e em 2020, com uma
produção de mais de 165 milhões de pares, distribuídos em aproximadamente 2000
mil indústrias. O setor de calçados masculinos domina a produção, com 60% do
total, seguido do calçado feminino com 40% e, por fim, do calçado infantil com
10%.
Inspiramais
2023_I
Estimular
a inspiração do mercado de moda por meio do visual e do toque dos materiais,
fortalecendo o relacionamento, com a oportunidade do contato direto. Essa é a
proposta do Inspiramais, cuja próxima edição será realizada em formato
phygital, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre / RS - BRASIL, nos dias
25 e 26 de janeiro de 2022. A sustentabilidade será um dos aspectos mais
marcantes do 2023_I edição. Além de um estudo especial que contempla diretrizes
para empresas que desejam investir em inovação sustentável com conceitos e novidades
- a feira terá uma ilha de materiais sustentáveis, uma evolução do Corredor de
Sustentabilidade, marca registrada de edições anteriores do físico evento.
Uma das
ações de destaque da INSPIRAMAIS são as rodadas de negócios com convidados do
México e de outros 9 países. O objetivo do projeto é trazer compradores
internacionais para a Feira, possibilitando a geração de negócios e o
estabelecimento de novas alianças para os expositores. As rodadas são
promovidas pelo projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals.
As
indústrias de calçados ou distribuidores de insumos para calçados do México que
tenham interesse em participar das rodas do Inspiramais podem enviar um e-mail
para bybrasil@assintecal.org.br.
Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals
Os
fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em
ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de
participar, assim como outras 300 empresas, do
projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals,
realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que pretende
promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O
projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo
ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação,
entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do
e-mail: relacionamento@assintecal.org.br.
Sobre
a Apex-Brasil
A
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)
atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair
investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A
Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões
prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de
empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores
estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva
brasileira.
Sobre
a Assintecal
Há
três décadas a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e
Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor
coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas
as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo
desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um
setor que possui 3 mil empresas.