Notícias



26/10/2021

O Brasil participa da ANPIC, o mais importante evento de fornecedores dos setores Couro-Calçados, Couro, Automotivo e Móveis do México.

compartilhe esta notícia

A feira será realizada em León, Guanajuato, de 20 a 22 de outubro e terá uma delegação de empresas brasileiras do setor de couro, calçados e marroquinaria.

 

Empresas brasileiras do setor de componentes para calçados participam da ANPIC, principal feira de calçados e acessórios da América, que ocorre de 20 a 22 de outubro na cidade de León, no México. Atualmente, o setor brasileiro de componentes para calçados é a principal referência na América Latina em materiais para calçados, carteiras e acessórios. Além disso, é um importante fornecedor de produtos com design e inovação para a cadeia de moda latino-americana. São motivos que ilustram a importância da participação do Brasil nesta feira do México.

 

“Tivemos um crescimento significativo e ótimos negócios, a aproximação com o México favorece o mercado dos dois países e empresas, ganhando assim mais competitividade frente ao contexto que vivemos na competição dos mercados asiáticos”, afirma Luiz Ribas Cruz, diretor de Internacionalização da Assintecal. Durante 2021, as empresas mexicanas compraram do Brasil US$ 10.459.491,00, uma taxa de crescimento de 34,7% em relação a 2020, em produtos para calçados técnicos e de moda, químicos para calçados, máquinas, artigos de couro e têxteis para calçados.

 

A ANPIC é considerada a maior plataforma de negócios do México e da região para os setores de calçados, couro e manufatura. Entre as empresas participantes do evento estarão OTB, KILLING ADESIVOS, POLAKO MATRIZES, ALTERO E FORMELLO FORMAS que apresentarão produtos como acessórios, acessórios, adesivos, formas e matrizes para calçados. A participação de empresas brasileiras ocorre por meio do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, iniciativa de incentivo às exportações promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Couro, Calçados e Componentes para a Fabricação (Assintecal) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Mercado mexicano

O México foi o segundo maior fabricante de calçados da América e em 2020, com uma produção de mais de 165 milhões de pares, distribuídos em aproximadamente 2000 mil indústrias. O setor de calçados masculinos domina a produção, com 60% do total, seguido do calçado feminino com 40% e, por fim, do calçado infantil com 10%.

 

Inspiramais 2023_I

Estimular a inspiração do mercado de moda por meio do visual e do toque dos materiais, fortalecendo o relacionamento, com a oportunidade do contato direto. Essa é a proposta do Inspiramais, cuja próxima edição será realizada em formato phygital, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre / RS - BRASIL, nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022. A sustentabilidade será um dos aspectos mais marcantes do 2023_I edição. Além de um estudo especial que contempla diretrizes para empresas que desejam investir em inovação sustentável com conceitos e novidades - a feira terá uma ilha de materiais sustentáveis, uma evolução do Corredor de Sustentabilidade, marca registrada de edições anteriores do físico evento.

Uma das ações de destaque da INSPIRAMAIS são as rodadas de negócios com convidados do México e de outros 9 países. O objetivo do projeto é trazer compradores internacionais para a Feira, possibilitando a geração de negócios e o estabelecimento de novas alianças para os expositores. As rodadas são promovidas pelo projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals.

 

As indústrias de calçados ou distribuidores de insumos para calçados do México que tenham interesse em participar das rodas do Inspiramais podem enviar um e-mail para bybrasil@assintecal.org.br.

 

Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals  

www.bybrasil.org.br 

www.facebook.com/bybrasilcc 

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br. 

  

Sobre a Apex-Brasil 

www.apexbrasil.com.br   

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. 

 

Sobre a Assintecal 

www.assintecal.org.br 

Há três décadas a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas.  

compartilhe esta notícia

compartilhe esta notícia via e-mail

OPS!